Paris vai receber a Autoridade Bancária Europeia após o “brexit”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 65 Visualizações

Depois de Amesterdão ter sido galardoada como a futura cidade-sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), coube a Paris vencer a corrida pela sede da Autoridade Bancária Europeia (EBA). As duas instituições estão atualmente sediadas em Londres, mas com o anunciado divórcio unilateral do Reino Unido com a União Europeia, cuja concretiazção está marcada para março de 2019, era necessário encontrar novas localizações no espaço europeu para ambas.

Portugal concorreu à EMA, com a cidade do Porto, e ficou-se pelo sétimo lugar na primeira ronda, numa eleição ganha por Amesterdão através de uma decisão por moeda ao ar após Milão ter ganho as duas primeiras rondas de negociação, mas ter falhado o consenso final para eleger a candidatura mais votada.

Na corrida à EBA, a alemã Frankfurt foi eliminada na segunda ronda de votação, com Dublin a perder por pouco para a capital francesa a autoridade financeira. Uma fonte não identificada citada pela Reuters referiu que a capital da Irlanda terá ficado a um voto apenas dos 14 necessários para vencer a eleição. O desempate acabou por ser decidido pelo “voto de ouro” do presidente da reunião, Matti Maasikas, ministro adjunto da Estónia para os Assuntos Europeus.(Euronews)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *