domingo, 16 maio, 2021

Minas divulga calendário escolar de 2018 com datas de férias e recessos

Leia Também

 60 Visualizações

Calendário escolar terá 200 dias letivos e carga horária a partir de 800 horas

Calendário escolar terá 200 dias letivos e carga horária a partir de 800 horas

O calendário escolar da rede estadual de ensino de Minas Gerais do próximo ano já começou a ser decidido. Conforme a Secretaria de Estado de Educação (SEE), as aulas terão início no dia 5 de fevereiro e irão se estender até 14 de dezembro.

As férias dos estudantes estão previstas de 16 a 31 de julho. Os recessos do Carnaval e da Semana da Criança e do Professor também foram escolhidos. No período de 12 a 14 de fevereiro os alunos não terão aula para curtir a festa momesca. E de 15 a 19 de outubro as aulas serão suspensas em comemoração ao Dia da Criança e do Professor.

Demais datas

Conforme resolução publicada no Diário Oficial, cada escola pode elaborar o próprio calendário, “construído coletivamente com a comunidade escolar, discutido com servidores, estudantes e pais de estudantes, e aprovado pelo colegiado”. Porém, algumas datas devem ser respeitadas. As demais, sugeridas pelo colegiado, devem ser encaminhadas para a Superintendência Regional de Ensino, que deverá homologar e supervisionar o cumprimento das atividades.

De acordo com o Estado, a elaboração do Calendário Escolar 2018 deve prever o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno, e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno. 

Mostras

Ainda de acordo com o documento, o dia 15 de setembro será dia letivo, destinado às atividades da “Virada Educação Minas Gerais”. Já o dia 10 de novembro será destinado à realização de Feira de Ciências, da Mostra de Trabalhos realizados pela disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)” do ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos noturno e “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC)” da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental noturno.

Nesta data também deverão acontecer a Mostra de Trabalhos dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos Conservatórios de Música. A prestação de Contas da Gestão Escolar deverá acontecer no dia 1º de dezembro de 2018, e o período de 19 a 23 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.

As escolas do campo, indígenas e quilombolas poderão elaborar proposta de calendário diferenciado, considerando as especificidades das comunidades locais.

Portal HD

Próxima postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.