quarta-feira, 25 novembro, 2020

Minas divulga calendário escolar de 2018 com datas de férias e recessos

29
Visualizações

Calendário escolar terá 200 dias letivos e carga horária a partir de 800 horas

Calendário escolar terá 200 dias letivos e carga horária a partir de 800 horas

O calendário escolar da rede estadual de ensino de Minas Gerais do próximo ano já começou a ser decidido. Conforme a Secretaria de Estado de Educação (SEE), as aulas terão início no dia 5 de fevereiro e irão se estender até 14 de dezembro.

As férias dos estudantes estão previstas de 16 a 31 de julho. Os recessos do Carnaval e da Semana da Criança e do Professor também foram escolhidos. No período de 12 a 14 de fevereiro os alunos não terão aula para curtir a festa momesca. E de 15 a 19 de outubro as aulas serão suspensas em comemoração ao Dia da Criança e do Professor.

Demais datas

Conforme resolução publicada no Diário Oficial, cada escola pode elaborar o próprio calendário, “construído coletivamente com a comunidade escolar, discutido com servidores, estudantes e pais de estudantes, e aprovado pelo colegiado”. Porém, algumas datas devem ser respeitadas. As demais, sugeridas pelo colegiado, devem ser encaminhadas para a Superintendência Regional de Ensino, que deverá homologar e supervisionar o cumprimento das atividades.

De acordo com o Estado, a elaboração do Calendário Escolar 2018 deve prever o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno, e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno. 

Mostras

Ainda de acordo com o documento, o dia 15 de setembro será dia letivo, destinado às atividades da “Virada Educação Minas Gerais”. Já o dia 10 de novembro será destinado à realização de Feira de Ciências, da Mostra de Trabalhos realizados pela disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)” do ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos noturno e “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC)” da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental noturno.

Nesta data também deverão acontecer a Mostra de Trabalhos dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos Conservatórios de Música. A prestação de Contas da Gestão Escolar deverá acontecer no dia 1º de dezembro de 2018, e o período de 19 a 23 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.

As escolas do campo, indígenas e quilombolas poderão elaborar proposta de calendário diferenciado, considerando as especificidades das comunidades locais.

Portal HD

Postagens Relacionadas

Próxima postagem
Inscreva-se
Notificação
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.