Santa Maria de Itabira promove FEST AFRO para comemorar mês da Consciência Negra, com Maurício Tizumba

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 310 Visualizações

Foto: Fernando Vitral/divulgação

A cidade de Santa Maria de Itabira, a 33km de Itabira, na região leste do Estado, distante 140km da capital, vai transformar a Comunidade Quilombola do Barro Preto em uma ambiente festivo pronto para receber turistas e alunos de escolas públicas nas comemorações do mês da Consciência Negra. Entre os dias 17 e 20 de novembro, a cidade promove o Festival Santa-mariense de Cultura Afro – FEST AFRO, com amplo envolvimento da comunidade, buscando mostrar a história e as tradições, passadas de geração para geração, que influenciam os descendentes dos escravos do período colonial brasileiro.

A comunidade Quilombola do Barro Preto, cuja história remonta a segunda metade do século XIX, se desenvolveu a cerca de 5km da área urbana da cidade e vem transmitindo, por via oral, as tradições culturais e culinárias de seus ancestrais para as novas gerações. Todo esse manancial histórico vai ser mostrado aos visitantes, durante o período do FEST AFRO, em apresentações e oficinais montadas pela comunidade.

Além disso, engrandecendo ainda mais o evento, apresentações e workshops com expressões do pensamento e da cultura negra vão marcar o festival. No sábado, dia 18, o consagrado grupo Meninos de Minas integra o evento com sua irreverência e conteúdo de forte raiz cultural. A cantora Maíra Baldaia vai abrilhantar o domingo com uma roda de ideias com a comunidade e show encerrando a programação do dia. Já na segunda, Dia da Consciência Negra, é a vez do Barro Preto receber um artista completo e de renome internacional como expressão cultural e como ativista negro, o inigualável Maurício Tizumba.

Com uma programação que privilegia tanto o conhecimento histórico, religioso e cultural sobre a comunidade, quanto a diversão por meio da boa música, culinária típica e apresentações diversas, o Festival Santa-mariense de Cultura Afro – FEST AFRO, promete estabelecer um novo marco de valorização da identidade quilombola na cidade e região.

Durante os dias do evento, haverá comercialização de comidas e guloseimas típicas da comunidade, inclusive iguarias para almoço. Também haverá venda de produtos artesanais para decoração e bijuterias.

As escolas das redes pública e particular das cidades vizinhas poderão agendar visitações de seus alunos, para a sexta-feira (17) ou segunda-feira (20), diretamente com a direção da Escola Municipal Padre Estevam Viparelli, localizada na comunidade, pelos telefones 31 99646-2770 / 99306-4274 / 99647-9993.

As visitas terão um custo simbólico de 2 reais por pessoa, cuja arrecadação será revertida integralmente à associação de moradores da comunidade para a continuidade das obras da sede da entidade.

Fique atento à programação:

17 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

A partir das 9h – Visitação escolar com programação da comunidade

18 DE NOVEMBRO – SÁBADO

15h    Workshop “Identidade Negra” – Meninos de Minas

16h30Encontro de Capoeira

19h    Show “Comunidade em Cena”

20h    Show com Meninos de Minas 

19 DE NOVEMBRO – DOMINGO

12h    Almoço com Pratos Típicos – Apresentações Artísticas

14h    Encontro de Batuque

15h    Workshop “Musicalidade Negra” – Maíra Baldaia

16h    Roda de Samba – Grupo Supremacia

20h    Show com Maíra Baldaia e Banda

20 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

09h    Visitação Escolar

12h    Almoço Com Pratos Típicos – Apresentações Artísticas

15h    Missa Conga

18h    Show de Encerramento com Maurício Tizumba

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *