Close Menu
    Nossas escolhas

    51º Festival de Inverno – Sexta-feira de música, literatura, bate-papo e cultura urbana em diversos pontos de Itabira

    18/07/2025

    Nivaldo Ferreira dos Santos – Os conselhos municipais precisam funcionar

    18/07/2025

    Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025

    18/07/2025

    Cruzeiro vence o Fluminense no Maracanã, quebra tabus e assume liderança do Brasileiro

    18/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 19 julho , 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Educação»Minas fomenta o empreendedorismo e a inovação nas universidades mineiras
    Educação

    Minas fomenta o empreendedorismo e a inovação nas universidades mineiras

    31/10/2017Nenhum comentário3 Minutos de leitura7 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    Segundo o secretário Miguel Corrêa, o Startup Universitário vai gerar cultura empreendedora para professores de graduação e pós-graduação – Foto: Gabriel Maciel/Sedectes

    O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o Programa Minas Digital, acaba de dar mais um passo na ampliação do ecossistema empreendedor mineiro. Foi publicado o edital e estão abertas as inscrições para o programa Startup Universitário, que vai incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação nas instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas do estado.

    A ideia é selecionar até 100 professores de graduação e pós-graduação que tenham interesse em desenvolver e impulsionar o ecossistema empreendedor universitário por meio de ações que também incentivem o protagonismo dos alunos. A iniciativa ainda prevê suporte às transferências de tecnologia e apoio a até 100 startups das IES (indicadas e orientadas pelos professores). O investimento previsto é de R$ 700 mil.

    “O Startup Universitário, uma das ações do Minas Digital, irá gerar cultura empreendedora para professores de graduação e pós-graduação das universidades mineiras. Esse trabalho será importante para transferência de tecnologia e apoio aos projetos científicos”, destaca o secretário da Sedectes, Miguel Corrêa.

    A IES interessada em receber o Startup Universitário deve manifestar interesse até 24 de novembro, encaminhando para [email protected] uma declaração concordando com a inserção da instituição no programa e citando os professores interessados em participar do processo de seleção. Cada campus da IES poderá indicar até 4 professores para se inscreverem no Startup Universitário.

    Os professores, por sua vez, devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.startupuniversitario.mg.gov.br até a mesma data. “O Governo de Minas Gerais tem trabalhado em diversas vertentes para fomentar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação”, ressalta o secretário. A divulgação dos professores selecionados está prevista para 19 de Janeiro de 2018.

    Destaca-se, ainda, que todas as IES com professores participantes no Startup Universitário poderão pleitear um Minas Digital Lab, espaço que visa transformar a instituição em um hub das ações de empreendedorismo e inovação da cidade onde se encontra. Ao todo, serão instalados 34 Minas Digital LABs nas IES, sendo um por município.

    A íntegra do edital com os critérios para a inscrição das IES e dos professores está disponível em www.tecnologia.mg.gov.br/application/editais/edital/23.

    Minas Inova

    Será divulgado no dia 2 de novembro o resultado de outra iniciativa da Sedectes voltada à propagação da cultura empreendedora em território mineiro: o programa Minas Inova. A ação vai levar conhecimento de ciência, tecnologia e inovação para diferentes municípios do interior de Minas Gerais.

    O programa vai atuar desde startups, microempreendedores em áreas de vulnerabilidade social até pequenas e médias empresas. Além de incentivar o desenvolvimento desses empreendedores, o Minas Inova vai conectar indivíduos que buscam troca de conhecimento em um grande centro local de empreendedorismo.

    As ações estão divididas nas verticais: inovação disruptiva, inovação para micro e pequenas empresas, inovação social, potencialização digital e inclusão.

    “Estamos investindo no empreendedorismo nas mais diversas vertentes, queremos mostrar ao povo mineiro que é possível inovar e criar novos pensamentos de economia criativa”, enfatiza o secretário Miguel Corrêa. O edital é voltado para prefeituras e entidades sem fins lucrativos.

    Após seleção das instituições, a Sedectes irá atuar na criação dos espaços de trabalho compartilhado. O órgão participante deve disponibilizar um local de 180 metros quadrados, para disposição de computadores, banheiros e espaço para sala de reuniões. Toda a infraestrutura será por conta do Estado.

    A íntegra do edital está disponível em www.tecnologia.mg.gov.br/application/editais/edital/21. (Da Agência Minas)

    Artigo anteriorNeidson defende participação maior da Vale na consolidação da Unifei
    Próximo artigo FLAGRANTE – Casal furta capacete em loja de motos de Guanhães e acaba preso em Itabira

    Postagens relacionadas

    Auto Via Minas Gerais

    Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025

    18/07/202512 Visualizações0
    Minas Gerais Saúde

    JOÃO MONLEVADE – Vacinação contra a Gripe Influenza é retomada para toda a população

    17/07/20250 Visualizações0
    Economia Minas Gerais

    Governo de Minas repassa R$ 1,9 bilhão de ICMS e IPVA aos municípios mineiros em junho

    17/07/20256 Visualizações0
    Adicionar Comentário
    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    Idoso de 75 anos é preso em flagrante após homicídio no bairro Major Lage de Baixo

    14/07/202568 Visualizações

    VIOLÊNCIA – Mulher é morta a facadas por outra mulher no Cruzeiro Celeste em João Monlevade

    13/07/202558 Visualizações

    Após ser flagrado nu em casa, fãs veem nude de Cauã postado por ele mesmo

    18/01/201840 Visualizações

    Itabira vive um fim de semana teatro, MPB e rock no 51º Festival de Inverno

    14/07/202525 Visualizações

    Dia Mundial do Rock é celebrado no 51º Festival de Inverno de Itabira

    13/07/202524 Visualizações
    Mais populares

    Idoso de 75 anos é preso em flagrante após homicídio no bairro Major Lage de Baixo

    14/07/202568 Visualizações

    VIOLÊNCIA – Mulher é morta a facadas por outra mulher no Cruzeiro Celeste em João Monlevade

    13/07/202558 Visualizações

    Após ser flagrado nu em casa, fãs veem nude de Cauã postado por ele mesmo

    18/01/201840 Visualizações
    Nossas escolhas

    51º Festival de Inverno – Sexta-feira de música, literatura, bate-papo e cultura urbana em diversos pontos de Itabira

    18/07/2025

    Nivaldo Ferreira dos Santos – Os conselhos municipais precisam funcionar

    18/07/2025

    Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025

    18/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2025 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.