32% – Baixa umidade coloca itabiranos em alerta; confira as recomendações

 185 Visualizações

Imagem mostra parte da Avenida Mauro Ribeiro em Itabira – Foto: Internet/reprodução

Uma massa de ar seco que está sobre a cidade de Itabira e região deixa os índices de umidade relativa do ar variando entre 30% e 50% nesta semana. A baixa umidade deixa os itabiranos em alerta. 

Nesta quinta-feira (19), o instituto Clima Tempo registra índice máximo de 32% para Itabira. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção. O ideal, segundo a organização, é que a umidade esteja em 60%. 

O clima seco é prejudicial, principalmente, para quem tem problemas respiratórios, crianças e idosos. Neste período, especialistas recomendam evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Não esqueça da hidratação, água, sucos, sobretudo crianças e idosos!

Nesta quinta-feira (19), a mínima registrada em Itabira foi de 17º graus, e temperatura máxima pode chegar a 28º graus. Não há previsão de chuva para hoje (19).
 
QUEIMADAS

 O tempo seco também aumenta o risco de incêndios em matas. A orientação da Defesa Civil é não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas e não jogar pontas de cigarro para fora dos veículos. Motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios também devem ter atenção redobrada devido à visibilidade, que pode ser reduzida pela fumaça. 

Em caso de incêndio avise imediatamente, o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.