ENSINO – Projeto concilia ciência e Drummond em escolas de Itabira

 170 Visualizações

Literatura e ciência parecem áreas bem distintas, certo? Não para o professor de Física da Unifei (Campus Itabira), Márcio Yasuda, e Solange Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira. Juntos, elescriaram, em 2014, o projeto “Poesia e Ciência”, cuja proposta é relacionar conceitos científicos a poemas de Drummond.

Segundoo professor Márcio Yasuda, o Poesia e Ciência é de grande importância para a comunidade itabirana e oferece diversos benefícios para os estudantes participantes, como o aumento do interesse pela literatura, especialmente pelas obras do poeta, e o reconhecimento da história da cidade.

Desde sua primeira edição, cerca de mil alunos do ensino fundamental de diversas escolas de Itabira já participaram da iniciativa e tiveram a chance de despertar seus interesses tanto pelas obras do poeta itabirano quanto pela ciência.

Alunos do PET Unifei explicam os fenômenos físicos descritos nos poemas.

O professor Yasuda explica como são desenvolvidas as atividades: os alunos são recebidos no Memorial Carlos Drummond de Andrade para uma breve apresentação do projeto. Em seguida, a equipe do memorial recita o poema a ser trabalhado, fazendo a contextualização literária e histórica da obra.Por fim, os alunos doPET/Conexões de Saberes – Física e Popularização da Ciênciatratam de explicar os fenômenos físicos descritos nos poemas e exemplificá-los por meio de experimentos.

O aluno da Unifei, Henrique Mattos,expressa a satisfação de fazer parte do projeto que, na sua visão, é umagrande oportunidade para osestudantes se interessarem mais pela ciência e perceber como ela está presente em nosso cotidiano.Henrique é membro do PET, que organiza o projeto juntamente à equipe do Memorial Carlos Drummond de Andrade.

“Vejo crescer o interesse dos estudantes pela Física, uma matéria que muitos deles apresentam dificuldades. Ao aliar o ensino teóricoà prática,a visãode cada um muda imediatamente, pois eles percebem que tudo que aprendem na escola pode ser aplicado na prática e que é de extrema importância para seu crescimento”, conclui Henrique.

O projeto Poesia e Ciência está aberto a toda comunidade de Itabira e região. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone 3835-2156 ou pelo e-mail [email protected].

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.