HNSD: Comunicação é chave para bom funcionamento institucional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 144 Visualizações

Um grupo de 40 enfermeiros do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) participou na tarde de hoje (28) de uma dinâmica para aperfeiçoar a comunicação intersetorial. Os profissionais imaginavam que iriam participar de uma reunião de rotina com seus supervisores. Contudo, foram surpreendidos ao chegar ao refeitório.

Os enfermeiros, divididos por setores, foram desafiados a preparar uma massa de bolo em 15 minutos. Durante a atividade, eles somente poderiam utilizar os ingredientes que dispunham na mesa. Alguns grupos trocaram ingredientes, entretanto, eles não perceberam que havia duas cozinheiras circulando pelo ambiente que poderiam auxiliá-los.

De acordo com Thaís Alves, gerente de enfermagem do HNSD, o objetivo do exercício era propor uma reflexão sobre o desenvolvimento da comunicação entre os setores. A intenção, segundo ela, é que por meio da dinâmica, os enfermeiros notassem as falhas que acontecem no dia a dia.

Ao final da atividade, os enfermeiros experimentaram os bolos e concordaram que por falta de diálogo algumas questões deixam de ser resolvidas ou se gasta um tempo maior para solucioná-las. Para Thaís, o exercício realizado pela primeira vez nesse modelo, é uma proposta melhor para trabalhar a comunicação de maneira diferente e reduzir potenciais conflitos.

Setembro Azul

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Assim, Comunidade Surda Brasileira desenvolve a ação Setembro Azul com objetivo de fortalecer o desenvolvimento de projetos voltados para a acessibilidade e estimular as discussões em favor das pessoas com necessidades especiais.

Como parte das comemorações, o HNSD recebeu na quinta-feira, 28 de setembro, às 9h, representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Itabira (Apasita), que fizeram uma apresentação na recepção do hospital para destacar a importância da Libras, a linguagem de sinais do Brasil.

A ação faz parte dos eventos da Semana Municipal do Surdo que, em Itabira, aconteceu entre os dias 25 e 30 de setembro. O projeto é realizado pela Apasita e conta com a parceria do HNSD, FSFX, AOADI, Funcesi, Unifei, CMDPDI e apoio do Point do Açaí, Salão Auto Estima e Sindicato Sinfervi.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *