São Gonçalo debate Políticas Públicas sobre Drogas em conferência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 229 Visualizações

Na manhã dessa quinta-feira (28), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comppud) realizaram a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.A temática abordada este ano girou em torno das “Políticas Públicas sobre Drogas para a Juventude”.

A secretária municipal de Saúde, Carolina Moreira Duarte, falou sobre a importância de se tratar o tema de forma coletiva. “Entre as várias questões do dia-a-dia, esse assunto exige atenção especial, pois, direta ou indiretamente, diz respeito a todos nós – governo e sociedade. Temos que trabalhar com a prevenção e ao mesmo tempo, com a assistência ao usuário e familiares, pensando numa redução de danos, buscando a reinserção social e promoção à cidadania”, enfatizou.

A secretária de Saúde, Carolina Moreira Duarte, destacou a importância da participação de todos no combate às drogas – Foto: Elisângela Bicalho

A colocação da secretária foi ratificada pelo prefeito Antônio Carlos, que destacou o fato de São Gonçalo ser uma das poucas cidades da região a promover o debate. “Apenas São Gonçalo e Itabira realizaram conferência sobre drogas este ano. Esse assunto não é responsabilidade só da Saúde, diz respeito a todo o governo e a toda a sociedade. Tenho certeza que daqui sairão bons frutos e sugestões de medidas de conscientização para evitar que percamos pessoas para as drogas”, ressaltou Antônio Carlos.

Rinaldo Bueno abordou a relevância do debate sobre drogas com os jovens – Foto: Elisângela Bicalho

Durante o evento, o doutor em psicologia Rinaldo Conde Bueno ministrou a palestra “Drogas e Juventude: contextualização histórica e reflexões sobre o cuidado nas redes sociais do adolescente”. Rinaldo observou que o tema ‘drogas’ é muito discutido em todo o mundo, e que não existe uma fórmula certa para abordá-lo. Segundo o psicólogo, o melhor caminho é realmente o debate.

Alunos da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos participaram dos debates – Foto: Elisângela Bicalho

A Conferência contou com a participação de estudantes da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, servidores municipais e de várias pessoas da comunidade. Na ocasião, foram eleitos os delegados para a VII Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas que ocorre de 25 a 27 de outubro.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *