Slam – Praça Acrísio se torna palco de batalha de poesias

Slam “A Rosa do Povo” atraiu um bom público

A Praça Doutor Acrísio Alvarenga foi palco nesta terça-feira, 4 de abril, do primeiro Slam de poesias de Itabira. O Slam “A Rosa do Povo” foi promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e programa Drummonzinhos.

Quinze slamers de Itabira, Timóteo, Coronel Fabriciano, Belo Horizonte e até de São Paulo participaram da batalha, com três poemas autorais cada. O vencedor dessa primeira batalha foi o itabirano João Pedro Guerra Reis, de 14 anos.

Serão mais quatro batalhas e o vencedor será classificado para a competição estadual, podendo chegar a disputar o Slam Brasil e o internacional, na França.

De acordo com Martha Mousinho, superintendente da Fundação, o slam A Rosa do Povo foi de alto nível. “Essa primeira batalha do Slam em Itabira superou nossas expectativas, tanto de público quanto da qualidade dos trabalhos apresentados. Estamos muito satisfeitos com o evento”.

O Slam

O termo slam pode soar novo para alguns ouvidos, e, de fato, a competição de poesias chegou ao Brasil recentemente. Mais exatamente, há dez anos. A paulistana Roberta Estrela D’Alva foi a responsável por trazê-la ao país. Ela viajou para Nova York onde teve contato direto com o slam. Quando regressou ao Brasil, em 2007, constatou que não havia nada parecido. Então ela fez contato com o precursor do slam, em Chicago, Marc Smith, e ele respondeu com muitas informações importantes.

Desde que teve origem, o slam tem ganhado cada vez mais adeptos. Segundo Roberta, no Brasil existem aproximadamente 50 slams em dez Estados. Minas Gerais tem pelo menos oito.

O projeto pretende incentivar a criação e revitalizar o cenário de poesia contemporânea por meio de performances públicas de leitura e tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”. A intenção é que os eventos reúnam jovens escritores de diversas vertentes e estilos: poetas, escritores, músicos, rappers, jornalistas, estudantes etc.

Leia Também!

No Sábado – Meninos de Minas Itabira será destaque especial no Estrelas da Rede Globo

O Projeto itabirano Meninos de Minas será destaque especial do programa Estrelas da Rede Globo, …