Estreia – Juliano Andrade: Você acha que sabe sobre carboidratos?

Graduação em Medicina em 2009 pela Unigranrio-RJ. – Pós graduado em Medicina do Trabalho em 2011 pelo Cenbrap. – Pós Graduando em Endocrinologia e Metabogia pelo Ipemed. – Sócio Proprietário Clinica CISSAT. Rua Desembargador Drumond, n°05, Campestre. Itabira-MG.

Você acha que sabe sobre carboidratos? Vamos lá… Carboidratos são na realidade os vegetais, sim, é verdade! Verduras, saladas, leguminosas, frutas são os carboidratos originais, mais isso se modificou e o que existe hoje é a terrível troca do carboidrato pela gordura!

Pães, doces, salgadinhos, tortas e tudo mais acabam por corromper a inteligência da população moderna.
Infelizmente hoje, estes viraram os carboidratos de escolha, um grande erro. À medida que aumentamos a oferta e a facilidade na ingestão deste tipo de carboidrato, toda a rotina alimentar é desequilibrada, simplesmente porque este grupo de alimentos tem como função básica e única, gerar energia para o nosso
corpo.

Para cumprir esta função, não se engane, bastaria uma quantidade pequena de carboidrato por refeição, mas hoje isso está banalizado e a ingestão em excesso é comum. O carboidrato é utilizado para gerar energia, mas não serve para produzir hormônios, nem construir pele ou músculos, nem para aumentar nossa imunidade. O carboidrato que não é queimado, unicamente se depositará como energia de reserva, em forma de gordura!

Se você exagerar um pouco na ingestão de proteínas, está tudo bem, pois as proteínas têm como função possibilitar uma série de processos no seu corpo, e até podem gerar energia na falta dos carboidratos. Se você exagerar na ingestão de gorduras de boa qualidade, poderá também utilizá-las para outras funções em seu corpo, e também, na falta de carboidratos, servirá para gerar energia.

Mas o que acontece se continuar exagerando na quantidade de carboidratos? O que acontece é que o excesso não será utilizado para gerar energia, todo o excedente será armazenado em forma de gordura no seu corpo. Aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada! Portanto, excesso de proteína e de gordura acaba virando outra coisa, enquanto o excesso de carboidrato vira exclusivamente gordura, entendeu? Então, quando desequilibrar, que desequilibre em proteína, mas nunca em carboidrato, pois é este grupo o responsável por te fazer engordar!

Não viva para comer, coma para viver. Busque orientação profissional.
#drjulianoandrade

Envie e-mail para o colunista: clinicacissat@gmail.com

WhatsApp: (31) 98837-1734

Leia Também!

Sine Itabira – Confira as vagas de emprego que fecham a semana em Itabira

Vagas disponíveis no SINE Itabira em 28 de Abril de 2017   Cód. Vaga Ocupação …