Dr. Juliano Andrade – Vitamina D

Graduação em Medicina em 2009 pela Unigranrio-RJ. – Pós graduado em Medicina do Trabalho em 2011 pelo Cenbrap. – Pós Graduando em Endocrinologia e Metabogia pelo Ipemed. – Sócio Proprietário Clinica CISSAT. Rua Desembargador Drumond, n°05, Campestre. Itabira-MG.

Hoje vamos falar sobre a Vitamina D.  Um hormônio esteroide lipossolúvel, por muito ja considerada como super-hormônio, essencial para o corpo humano e com as descobertas recentes vem sendo cada vez mais mitificada pelos médicos, afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.

A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência ou insuficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Importantíssima para os tecidos ósseos, influencia no sistema imunológico, sistema nervoso, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla. Sua falta ja está relacionada a 17 tipos de câncer, sendo importante na gravidez, prevenção de diabetes, importante para o ganho de massa muscular e no emagrecimento.

Sendo uma vitamina responsável pelo desenvolvimento cerebral, ela ajuda a prevenir o autismo durante a gestação. Estudo realizado pelo Children´s Hospital Oakland Research Institute, nos Estados Unidos, observou que três hormônios do cérebro que afetam o comportamento social, serotonina, ocitocina e vasopressina, são ativados pela vitamina D.

São vários os benefícios em relação a vitamina D em seus níveis normais, porém o uso em excesso tem seus prejuízos.

Consulte seu médico. Tome banho de sol, sem camisa por 10 minutinhos por dia, sem protetor solar, preferencialmente pela manhã.

Envie e-mail para o colunista: clinicacissat@gmail.com

WhatsApp: (31) 98837-1734

Leia Também!

Dr. Juliano Andrade – Benefícios da água com limão em jejum

A água com limão em jejum é uma bebida rica em propriedades antivirais, antibacterianas e …