
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deverá cruz a pé a linha de demarcação militar que divide as duas Coreias para a realização da histórica cúpula com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na sexta-feira (27). A informação foi divulgada nesta quinta (26) pelo gabinete da presidência da Coreia do Sul.
Moon Jae-in vai esperar por Kim do outro lado da divisória, às 9h30 (hora local), e ambos serão escoltados por uma guarnição de honra até Peace House, o edifício que abrigará a cúpula e que está localizado na margem sul da militarizada fronteira intercoreana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/y/Z/PWinnGS42CaSUBtqd0Xw/coreias.jpg)
Soldados sul e norte-coreanos fazem segurança na linha que faz fronteira entre as duas Coreias, na zona desmilitarizada de Panmunjom, nesta quinta-feira (26) (Foto: Korea Summit Press Pool / AFP)
Desta maneira, Kim se tornará no primeiro líder norte-coreano a pisar tecnicamente em solo sul-coreano desde o final da Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz.
As duas Coreias estão tentando finalizar acordo para concretizar a desnuclearização do Norte.
O objetivo de Seul é que o documento, que seria assinado pelo líder norte-coreano e pelo presidente do Sul, vá além dos acordos prévios alcançados entre os dois países sobre desnuclearização, segundo o governo sul-coreano.