Close Menu
    Nossas escolhas

    Qualifica Itabira abre inscrições para segunda etapa de cursos gratuitos do SENAI

    28/11/2023

    Prefeitura de Itabira inicia restauração da Locomotiva Maria Fumaça na praça do Areão

    28/11/2023

    Gabiroba recebe programa CITinova Itabira do projeto “Meu Bairro Inova”

    28/11/2023

    Acordo firmado entre Cemig e UNIFEI fomenta estudos sobre Hidrogênio Verde em Minas

    28/11/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 28 novembro , 2023
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Brasil»Pobreza aumenta no Brasil e nos EUA
    Brasil

    Pobreza aumenta no Brasil e nos EUA

    17/12/2017Updated:17/12/2017Nenhum comentário3 Mins Read3 Views
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    Dois estudos divulgados nesta sexta-feira (15/12) expõem a dimensão da pobreza tanto no Brasil quanto nos EUA.

    No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que um quarto da população brasileira viveu abaixo da linha de pobreza no ano passado. A linha de pobreza adotada pelo Banco Mundial é de 5,5 dólares diários e 25,4% da população brasileira teve uma renda diária abaixo desse valor.

    Nos Estados Unidos, a ONU divulgou também na sexta-feira que cerca de 14% dos americanos vivem na linha de pobreza, sendo metade deles considerados “profundamente pobres” e sem nenhuma perspectiva de sair dessa situação, afirmou Philip Alston, relator especial sobre pobreza extrema e direitos humanos das Nações Unidas.

    Pobres no Brasil

    De acordo com o IBGE, cerca de 50 milhões de brasileiros vivem na linha de pobreza e têm renda familiar equivalente a 387,07 reais. O estudo indica ainda que o maior índice de pobreza se dá na Região Nordeste, onde 43,5% da população se enquadra nessa situação. O menor índice está na Região Sul: 12,3%.

    Segundo a pesquisa de indicadores sociais do IBGE, o Brasil é um país profundamente desigual e essa desigualdade se dá em todos os níveis. “A situação é mais grave entre os 7,4 milhões de moradores de domicílios onde vivem mulheres pretas ou pardas sem cônjuge com filhos até 14 anos. Desses, 64% estavam abaixo dessa faixa de renda”, informou. 

    A desigualdade de renda no país continua intrinsecamente ligada à questão da raça visto que o estudo indicou que entre os 10% da população com os menores rendimentos, 78,5% eram pretos ou mulatos. Já entre os 10% mais ricos, os pretos ou mulatos representavam apenas 24,8%.

    Situação nos EUA

    Durante coletiva de imprensa em Washington, o especialista da ONU Philip Alston criticou os níveis alarmantes de pobreza nos EUA, afirmando que a situação deverá piorar sob o governo do presidente Donald Trump.

    Suas críticas vieram depois que ele fez um tour recentemente pelo país, visitando de acampamentos de sem-terra na Califórnia a pequenas cidades no sul dos EUA, como também a ilha de Porto Rico devastada por furacões.

    Alston disse que, enquanto as estatísticas mostram que 14% dos americanos vivem na linha de pobreza, o número de pessoas que viveriam precariamente na fronteira dessa linha seria tão grande que 20% seria uma cifra mais realista.

    O relatou da ONU apontou que a pobreza extrema e a desigualdade nos EUA resultam de políticas acumulados ao longo de muitos anos, mas deverão piorar com as propostas apoiadas pela administração Trump com vista à reforma fiscal e ao corte de programas de bem-estar social e cuidados de saúde.

    CA/abr/lusa/rtr

    Previous ArticleLAVA JATO – Eventual impugnação de Lula será julgada antes do 1º turno
    Next Article VÔLEI – Com Leon inspirado, Sada Cruzeiro cai para o Zenit na semi do Mundial

    Postagens relacionadas

    Brasil

    Petrobras seleciona escolas públicas para receber doação de notebooks

    27/11/20236 Views0
    Economia Itabira

    Itabira Sustentável – Plano reúne projetos que preparam o município para o futuro pós-mineração

    27/11/202327 Views0
    Brasil Economia

    Veja quem recebe pagamento do novo Bolsa Família nesta segunda

    27/11/20233 Views0
    Add A Comment

    Leave A Reply Cancel Reply

     
     
    As mais lidas

    CURIOSIDADES – Conheça os 10 países mais frios do planeta

    12/11/201810.126 Views

    40 MINUTOS – Apagão deixa Itabira e cidades da região sem energia elétrica

    17/06/20208.025 Views

    Estudante é encontrado morto em kitnet no bairro Bela Vista em Itabira

    27/06/20205.312 Views

    Saiba a verdade! Uso constante de vibrador causa a chamada Síndrome da Vagina Morta?

    06/05/20185.301 Views

    Gabriela Martins Souza – Usar Lugol emagrece?

    27/11/20185.288 Views
    Mais populares

    CURIOSIDADES – Conheça os 10 países mais frios do planeta

    12/11/201810.126 Views

    40 MINUTOS – Apagão deixa Itabira e cidades da região sem energia elétrica

    17/06/20208.025 Views

    Estudante é encontrado morto em kitnet no bairro Bela Vista em Itabira

    27/06/20205.312 Views
    Nossas escolhas

    Qualifica Itabira abre inscrições para segunda etapa de cursos gratuitos do SENAI

    28/11/2023

    Prefeitura de Itabira inicia restauração da Locomotiva Maria Fumaça na praça do Areão

    28/11/2023

    Gabiroba recebe programa CITinova Itabira do projeto “Meu Bairro Inova”

    28/11/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2023 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.