Close Menu
    Nossas escolhas

    Painel de leitura de reservatórios do Fênix é novamente alvo de vandalismo

    10/12/2023

    Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo

    10/12/2023

    Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

    10/12/2023

    Prefeitura de São Gonçalo sanciona lei do programa “Bolsa Trabalho”

    10/12/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 10 dezembro , 2023
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Cultura»“Livro das Listas” recupera anotações pessoais de Renato Russo
    Cultura

    “Livro das Listas” recupera anotações pessoais de Renato Russo

    23/10/2017Updated:23/10/2017Nenhum comentário3 Minutos de leitura44 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    Que estamos vivendo uma febre memorialista, especialmente no que se refere a lançamentos literários, parece inegável. A quantidade de biografias disponíveis nas estantes das livrarias é impressionante; as séries de obras que buscam remontar o passado também. Seria tudo isso sintoma de um período em que o tempo parece durar cada vez menos, nos views e likes das redes sociais?

    Na esteira desta percepção, é também um tempo de revirar baús e memórias pessoais em diários, trocas de correspondências, entre outras possibilidades narrativas, envolvendo grandes nomes da arte e da cultura. São trabalhos que preenchem uma lacuna de interesse público na vida privada dos ídolos. Obras que de alguma forma saciam esta sede contemporânea de saber tudo sobre o outro.

    Os rascunhos de Renato Russo reunidos em “O Livro das Listas” se aloca com folga neste tipo de raciocínio, somando-se à pilha de publicações e eventos como a exposição que leva o nome dele, em cartaz atualmente no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e que busca documentar a marcante existência do artista na cultura pop brasileira. 

    De alguma forma, trata-se de um trabalho meio assustador: qual o interesse do público em colecionar rascunhos, listas caligrafadas, compêndios de tarefas cotidianas e rankings afetivos do cantor e compositor da Legião Urbana? O que acrescenta à obra dele? Saber que em algum momento da década de 1990 ele precisava ligar para algum amigo, comprar passagens aéreas ou até mesmo “fazer sexo”?

    Por outro lado – o lado que realmente “justifica” um lançamento como esse– é inegável que as zilhões de listas, citações, desejos e comentários que ele escrevia meticulosamente nos cadernos adolescentes ajudam a entender a criação da persona Renato Russo. Este último não nasceu do nada: é fruto das muitas referências que um sujeito chamado Renato Manfredini Júnior foi pilhando, desde jovem, se compondo com muita informação.

    Um sujeito mediado pelo melhor que o pop pode oferecer: estão no radar de Russo algumas das melhores e mais notáveis obras culturais de todos os tempos, seja na música, no cinema, ou na literatura, ambiências que emergem como os principais focos de interesse dele.

    Nesta direção, o livro funciona como um ótimo indicador de coisas bacanas, afinal, tinha muito bom gosto, o sujeito. Entre paixões pouco conhecidas (como o cinema de Peter Bogdanovich ou o desconhecido grupo Harpers Bizarre) até a fixação por clássicos como Beach Boys, Beatles e Smiths, o baú de Russo acaba servindo como boa fonte de indicações.

    Portal HD

    Artigo anterior40 pistolas e drogas são encontradas em caminhão na zona rural de Divinópolis
    Próximo artigo Itabiranos brilham em Corrida de Rua em Ipatinga e João Monlevade

    Postagens relacionadas

    Cultura Itabira

    Coral Cidade dos Profetas apresenta concerto inédito em Itabira

    27/11/202314 Visualizações0
    Cultura Minas Gerais

    JOÃO MONLEVADE – Casa de Cultura promove a Semana da Casa Aberta

    21/11/20237 Visualizações0
    Cultura Minas Gerais

    JOÃO MONLEVADE – Inscrições para Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III até 19 de novembro

    17/11/20239 Visualizações0
    Adicionar Comentário

    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    CURIOSIDADES – Conheça os 10 países mais frios do planeta

    12/11/201810.129 Visualizações

    40 MINUTOS – Apagão deixa Itabira e cidades da região sem energia elétrica

    17/06/20208.026 Visualizações

    Saiba a verdade! Uso constante de vibrador causa a chamada Síndrome da Vagina Morta?

    06/05/20185.323 Visualizações

    Estudante é encontrado morto em kitnet no bairro Bela Vista em Itabira

    27/06/20205.316 Visualizações

    Gabriela Martins Souza – Usar Lugol emagrece?

    27/11/20185.312 Visualizações
    Mais populares

    CURIOSIDADES – Conheça os 10 países mais frios do planeta

    12/11/201810.129 Visualizações

    40 MINUTOS – Apagão deixa Itabira e cidades da região sem energia elétrica

    17/06/20208.026 Visualizações

    Saiba a verdade! Uso constante de vibrador causa a chamada Síndrome da Vagina Morta?

    06/05/20185.323 Visualizações
    Nossas escolhas

    Painel de leitura de reservatórios do Fênix é novamente alvo de vandalismo

    10/12/2023

    Javier Milei toma posse como presidente da Argentina neste domingo

    10/12/2023

    Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

    10/12/2023
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2023 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.