Semana Santa – Aprenda como aproveitar os benefícios do peixe

O peixe é um dos pratos mais consumidos na sexta-feira santa, uma carne muito nutritiva, com inúmeros benefícios para a saúde e fonte de ômega 3, zinco, fósforo, selênio, iodo e cálcio.

A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, explica que o ácido graxo do ômega 3, por exemplo, auxilia na diminuição do triglicerídeos e do colesterol ruim, ideal para pacientes cardíacos e com veias obstruídas. “No entanto, é importante ressaltar que nem todos os peixes têm grandes quantidades desse nutriente. Os que mais apresentam o ácido graxo são a sardinha, truta, arenque e salmão”, explica a nutricionista.

A forma de preparo do alimento também pode influenciar na conservação dos nutrientes. “Evite fritar o peixe para não acumular gordura. O ideal é cozinhá-lo, assá-lo ou grelhá-lo, pois de tal forma há menos perda dos elementos nutritivos”, destaca.

Dicas para a escolha do peixe na feira ou mercado:

Embora não haja contraindicações para o consumo de peixe, não se pode esquecer que é um produto altamente perecível, por isso no momento da escolha na feira ou mercado é necessário total atenção. “Observe o cheiro e as brânquias que devem estar rosadas ou avermelhadas, além de úmidas. Se estiver acinzentada e seca, o peixe não está mais fresco. A escama também deve estar brilhante e firme, pois se soltar facilmente significa que está envelhecido. A pele não pode estar opaca e os olhos devem também estar brilhantes”, aconselha a nutricionista. “Se escolhido de maneira correta e preparado de forma saudável, o peixe é um alimento que deve estar presente na mesa durante o ano todo”, finaliza.

Fonte: Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão

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