Itabira sedia 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo neste fim de semana

A primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo 2017 promete movimentar o Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, em Itabira, neste fim de semana. Nesta fase, haverá seletiva para o Campeonato Brasileiro deste ano.

O evento esportivo reúne cerca de 500 atletas de todo o estado: Itabira conta com mais de 60 representantes. As competições são divididas em seis categorias para faixas Preta e Colorida – Fraldinha, Infantil, Mirim, Júnior, Adulto e Máster -, e contam com atletas femininos e masculinos.

O campeonato, promovido pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg), com apoio da Prefeitura de Itabira, é gratuito e aberto ao público. No sábado (11), as disputas começam a partir das 13 horas. Já no domingo (12), às 10 horas, haverá a cerimônia de abertura. Após a solenidade, as competições continuam. Além de atletas, familiares, mestres e professores, também confirmaram presença o presidente da Ftemg, Grão-Mestre Chang Seon Lim, e o secretário de Estado Adjunto de Esporte (secretário em exercício), Ricardo Sapi.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Oliveira, o evento fomento o turismo no município e aumenta a circulação de pessoas nos bares, hotéis e restaurante, gerando mais renda à Itabira.

“Temos a tradição de realizar grandes eventos como esse. Por isso, é muito importante voltar a ter o apoio da Prefeitura em acontecimentos como este que reforça a importância de Itabira nos âmbitos estadual e nacional. Ressaltamos que o apoio e comprometimento do prefeito Ronaldo Magalhães ao esporte, seja de qual modalidade for, é essencial não apenas para os atletas, mas para todo o povo itabirano”, concluiu o secretário.

Saiba mais

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, com os propósitos de aumentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, efetivar a capacidade de liderança e proporcionar respeito ao próximo. O esporte chegou ao Brasil na década de 1970 e está cada vez mais difundido: a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988.

Em Minas Gerais, o esporte chegou em 1976 por meio do Mestre Pian. Já a Ftemg, foi fundada em 1984. Desde então, a federação mineira tem alcançado um número cada vez maior de atletas filiados. Atualmente, a Ftemg conta com 25 clubes, 60 academias, 150 vinculações e 40 mil atletas. Destes, quatro mil são faixas pretas.

Leia Também!

Com 830 municípios, Jogos Escolares de Minas Gerais têm recorde de inscritos

Está estabelecido o novo recorde de municípios inscritos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). …