Peritos temporários começam a trabalhar no INSS na segunda quinzena deste mês

A partir da segunda quinzena deste mês, os peritos temporários devem começar a trabalhar nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para regularizar as perícias, suspensas por causa da greve da categoria, que já dura mais de dois meses. A contratação emergencial atende a decisão da Justiça paulista que estabelece prazo de 15 dias entre o agendamento da perícia e o atendimento médico.  

O instituto publica hoje (3), no Diário Oficial da União, as regras para o credenciamento e contratação dos profissionais para as cidades onde o atendimento está atrasado. O perito precisa estar com a situação regularizada no conselho de medicina da sua região e não pode fazer parte do quadro de pessoal do INSS. Não está autorizada a contratação de parentes de peritos do INSS. 

Os temporários terão de firmar termo de compromisso. O contrato de trabalho será pelo período máximo de 180 dias, podendo ser suspenso antes do prazo caso o problema seja sanado. Os exames deverão ser realizados nas agências da Previdência Social em dias e horários a serem definidos pelo INSS – somente em situações excepcionais, as perícias poderão ser feitas fora desses estabelecimentos. Ficou estipulado limite de 524 perícias mensais por médico temporário. 

A Previdência Social estima que 400 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da greve. (Agência Brasil)

Compartilhe os canais de interatividade do Via

Comentar

Seu e-mail nunca será publicado. Os campos são obrigatórios *

Nome:*
E-mail:
Site:
Escreva o seu comentário:*