Prefeitura de Itabira implanta oficinas para servidor próximo da aposentadoria

Na tarde de hoje (27), no auditório da Prefeitura de Itabira, às 14 horas, as oficinas do Programa Novos Caminhos iniciam os trabalhos com os servidores que estão sendo preparados para a aposentadoria.

A oficina Arte em Flores ensina a produzir enfeites com material reciclável, nesta, o material de trabalho será sacos de cimento. Outras oficinas oferecidas são Empreendedorismo (02/09), Iniciação à Internet (10/09) e Dança de Salão (15 e 16/09). De acordo com a coordenadora do programa, todas as vagas das oficinas foram preenchidas e essa é a parte do projeto que o servidor fica mais satisfeito, “porque é também uma forma de prepará-lo para uma nova opção de renda”, acredita Ana Lúcia Viana Gomes, chefe de seção de Benefícios, da Secretaria Municipal de Administração.

Novos Caminhos

O projeto, criado em 2005, prepara os servidores da Prefeitura de Itabira para a aposentadoria por meio de cursos, palestras, passeios turísticos e oficinas, divididos em módulos. São duas etapas executadas dois anos antes do desligamento do funcionário. A primeira etapa é a parte teórica que informa sobre direitos e deveres, previdência social e esclarece dúvidas, além da questão psicológica, “trabalhamos o sentimento que a aposentadoria causa na pessoa para não ser um processo doloroso”, explicou Ana Lúcia.

Já a segunda etapa abrange as atividades de lazer e também profissionais. Através dos passeios turísticos, os funcionários conhecem os lugares que poderão visitar e frequentar depois. “Nós mostramos que a aposentadoria dá oportunidade de viajar e conhecer novos lugares. É uma opção para ele abrir o seu horizonte. Queremos desenvolver essa questão das atividades que podem proporcionar prazer e as oficinas para oferecer uma nova ocupação”, finalizou a coordenadora.

O programa é desenvolvido por uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Itabira, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, advogados e outros profissionais que realizam as atividades com os servidores próximos da aposentadoria. Um almoço comemorativo celebra o fim do programa, anualmente, com os novos aposentados.

Compartilhe os canais de interatividade do Via

Comentar

Seu e-mail nunca será publicado. Os campos são obrigatórios *

Nome:*
E-mail:
Site:
Escreva o seu comentário:*