Paula Sandra – Empresa Júnior: Uma ferramenta para o sucesso!

Paula Sandra - Bacharelando em Administração de Empresas, 8º período, Funcesi - é oficial administrativo do Sindicato Metabase/Itabira e criadora do projeto ”Café com o Jurídico”.

Empresa Júnior: Uma ferramenta para o sucesso!

Breve Histórico Sobre a Empresa Júnior – EJ

A primeira Empresa Júnior surgiu em Paris e França, no ano de 1967, criada por alunos, proporcionou desde então, uma realidade empresarial, prestando consultorias para empresas do mercado.

Este modelo disseminou-se rapidamente entre as faculdades e universidades. Em 1988 surge a primeira empresa Junior no Brasil, a partir de então foram criou-se Federações Estaduais e a Confederação Nacional – Brasil Júnior. Atualmente o Brasil é o país com mais empresas juniores no mundo, ultrapassando um número estimado de 600 empresas.

Importância da EJ na formação acadêmica

Uma Empresa Júnior tem a perspectiva de promover aos acadêmicos a experiência com práticas reais de forma a enfrentar o mercado, aplicando todo o conhecimento adquirido ao longo da carreira acadêmica.

Seus benefícios abrangem também a sociedade, partindo do ponto em que sua aplicabilidade estará  de acordo com as necessidades dos empresários da região, sendo esta uma troca de conhecimentos. O empreendedor traz ao conhecimento dos graduandos o seu problema e estes com o conhecimento técnico fazem estudos, pesquisas e chegam à melhor estratégia para ser aplicada.

Empresas Juniores prestam consultoria, atuando em várias áreas, envolvendo questões financeiras, marketing, planejamento estratégico, gestão da produção, recursos humanos dentre vários outros, isto é possível devido a Faculdade captar perfis para cada atuação.

Leandro César, professor Funcesi. (Foto: Divulgação)

Tratando-se de uma visão voltada para a região, uma Empresa Júnior pode contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade, veja na entrevista a seguir, novidade que o Prof. Msc. Leandro César Diniz da Silva da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – Funcesi, tem para a cidade de Itabira:

Quando iniciou a Empresa Júnior na Funcesi?
A Consulfacci já existe há um bom tempo, mas não sei te precisar bem, visto que, até antes de minha vinda para a Funcesi (em 2006) a Consulfacci já existia. O que é certo é que em 2007 a Consulfacci simplesmente parou e estamos reativando ela neste segundo semestre de 2010.

Quais são as vantagens que a Consulfacci pode oferecer aos empreendedores de Itabira?

Primeiramente uma ótima relação CUSTO X BENEFÍCIO, pois aos empreendedores, seja o porte que for, vão ter uma prestação de serviço com qualidade a um preço bastante razoável. É importante que os empreendedores entendam que a Consulfacci irá preencher uma lacuna de boas consultorias e assessorias a preços acessíveis, coisa que, pela minha experiência, é bastante difícil de se achar, especialmente quando falamos em micro-empreendedores, que normalmente possuem algum tipo de restrição de capital.

Qual o objetivo da Empresa Júnior, para formação acadêmica?
O grande objetivo é permitir ao aluno que ele tenha contato com a vida prática das coisas relacionadas ao seu curso, e ao mesmo tempo, que ele possa experienciar de forma crítica as diferenças existentes entre a teoria e a prática. O curso de administração requer isso, e apenas o estágio não permite ao aluno ir além e experimentar novos campos e novas áreas, bem como, ter contato com realidades distintas. A Empresa Júnior nasceu e existe pra isso, pra preencher esta lacuna!

Em que setor uma Empresa Júnior se enquadra?
Se tivermos falando de setor de empresas, a Empresa Júnior é uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria fomentada por capital intelectual, capital este que, aliás, é único que se renova e se perpetua.

Considerações

É muito importante que os empreendedores e os empresários locais entendam que o serviço prestado pela Consulfacci não é gratuito e sim, possui um preço acessível que cabe no bolso (ou caixa) de qualquer empresa. Mais do que a questão financeira, é uma momento único para a cidade que necessita de capital intelectual para alavancar o desenvolvimento da mesma bem como permitir aos empresários que estes possam se tornar grandes empresários e seguir o curso natural de vida econômica que qualquer empresa tem. Convido a todos interessados e virem à Funcesi e a conhecerem a Consulfacci, pois uma coisa é certa: os nossos alunos estão mais do que prontos para atender a todas as demandas que porventura surjam!

Leandro César Diniz da Silva, é graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1995) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é coordenador do curso de Administração e coordenador da pós-graduação (MBA Empresarial) na FUNCESI/MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Marketing, Comércio Exterior, Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Micro e Pequenas Empresas.

Uma gestão responsável é necessária em qualquer situação, seja em uma empresa pequena, média ou grande porte e este é um exemplo de que a gestão com compromisso funciona quando existe a participação conjunta dos interessados.

E para você empreendedor, esta é mais uma ferramenta, que com certeza promoverá o sucesso de sua organização!

Contatos: paulasandra@viacomercial.com.br

Compartilhe os canais de Interatividade do Via

2 Comentários

  • henderson
    17 de agosto de 2010 | Permalink |

    Sou gerente de um Banco de Itabira, e a disposição para busca de parcerias do sr Leandro é fundamental para colocação profissional de seus alunos. A empresa Jr pode proporcionar a seu time uma excelente “bagagem” para melhora de seus curriculos. A cidade precisa muito de educadores com essa disposição para cada vez mais diversificar seu campo de atuação, com menos concentração do setor de mineração, que é muito importante para cidade mas sua própria relevância cria dependência de outros setores com profissionais igualmente bem capacitados. Minhas homenagens à instituição e seu professor.

  • Luiz
    18 de agosto de 2010 | Permalink |

    Uma pena que a EJ da Eng. de Produção ainda não esteja funcionando para o bom desenvolvimento dos alunos das turmas que estão formando.

Comentar

Seu e-mail nunca será publicado. Os campos são obrigatórios *

Nome:*
E-mail:
Site:
Escreva o seu comentário:*